terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dicas para o Regresso ao Trabalho

Mau humor? Ansiedade? Angústia? Irritabilidade, perturbações do sono, disfunções alimentares?
Tem aquela sensação de Domingo à noite mas…. a dobrar?
Pois então... Sofre de síndrome pós-férias!!
Ficam aqui algumas dicas (daqui) que ajudam a suavizar o stress de voltar ao emprego.
Controle a sua mente
A culpa é toda nossa! Pensamos demais!
O síndrome pós-férias é coisa de quem vê o trabalho como um castigo, uma penitência. Ora nos dias de hoje ter trabalho é bem bom, por isso, pense positivo! Pensar demais causa stress e é um desgaste de tempo e energia.
 Faça bem as contas
Não gaste as férias todas duma vez. Assim, quando voltar do primeiro período, já pode começar a magicar como vai ser o próximo. Além disso, antes de voltar ao trabalho, tire um dia ou dois para voltar à rotina e ambientar-se à realidade. Vai ver que tudo se torna mais fácil! 
 Não se tranque no emprego
Aproveite a hora de almoço para descansar. Dê umas voltas! Sente-se numa esplanada, leia um livro. E, claro, fora do horário de trabalho… não trabalhe! Guarde os fins-de-semana para a família, e aproveite bem o dia para não ter de fazer horas extra.
Faça pausas para respirar
Se continuar muito desesperado com o fim das férias, aproveite a para dar uma olhada a sites turísticos que o ponham a sonhar com o próximo destino, ou procure promoções de hotéis para pequenas viagens. Se calhar pode começar a poupar para marcar um fim-de-semana diferente.
Se isto não resultar, tente inverter a lógica: pense no trabalho como um intervalo…. entre as férias!
Renove o ambiente no seu posto de trabalho
Torne o seu espaço mais agradável. Se for caso disso, arrume a secretária, separe os papéis para reciclar, e organize as gavetas. Também pode aproveitear para personalizar um pouco o ambiente: uma fotografia das férias, um desenho dos seus filhos… qualquer coisa que o deixe bem disposto
Ficam aqui algumas sugestões de decoração :





Sem comentários: